1

Comandante do CPRN Anselmo Bispo faz visita oficial ao Diário e fala sobre novos projetos

Por: O Diario OLD
07/06/2019
204

Na manhã dessa sexta-feira, (07), Alselmo Bispo, que está à frente do Comando de Policiamento da Região Norte (CPRN), fez uma visita oficial a sede do jornal Diário da Região e falou sobre resultados do trabalho da corporação e novos projetos para a região.

 

Participaram da reunião os diretores do Diário, Dr. Paganini Nobre, fundador do veículo, e o diretor administrativo, Dr. Paganini Nobre Junior, além da editora Cristiane Nogueira.

 

Filho natural de Juazeiro, o comandante do Comando de Policiamento Regional Norte, Anselmo Bispo, tem na sua trajetória uma missão de dedicação à segurança pública de Juazeiro e região. O comandante completou 35 anos de corporação no dia 12 de março desse ano de 2019.

 

Desde que assumiu o comando do CPRN, Anselmo procurou trabalhar com a equipe de forma científica, na análise dos números da violência, no sentido de diminuir os índices e elevar a sensação de segurança e qualidade de vida da população de Juazeiro e Região Norte.

 

No ano de 2018 o CPRN desenvolveu algumas ações de impacto que geraram um saldo positivo. A corporação operacionalizou as atividades com base em três vértices: ostensividade, integração e valorização.

 

No quesito ostensividade, a equipe trabalhou com o aumento da percepção de presença da Polícia Militar na população, com mais ações, com mais viaturas em locais de grande movimentação, com a presença de blitz, de abordagens em toda Região Norte, focando em Juazeiro.

 

Foi criado nesse período para aumentar a ostensividade a sensação de presença, um grupo de motociclistas chamado Carcará, com uma operação chamada Hermes – eles foram qualificados pelo agrupamento do Esquadrão Águia da Polícia Militar de Salvador.

No campo da valorização, o comando buscou valorizar os profissionais, com a realização de diversos cursos de qualificação, dentre eles, o curso da Ronda Maria da Penha, o curso de Gerenciamento Básico, com ênfase em Comando para os graduados sargentos e subtenentes, e a realização de um curso básico de Libras para policiais militares, oficiais e comandantes das unidades.

 

O CPRN vem firmando uma parceria com a Universidade Federal do São Francisco - Univasf para realizar cursos na área humanística e mediação de conflitos. Construiu esse ano uma Clínica de Profilaxia, que é de recuperação, voltada para a reeducação alimentar, para a atividade física do policial militar, sendo a primeira a ser instalada no interior da Bahia. Realizou diversas ações também no Outubro Rosa e no Novembro Azul. E qualificou o camarote da Polícia Militar, para que os policiais possam levar os seus familiares.

 

No que diz respeito à integração, foi realizado um workshop com todos os conselhos comunitários de Juazeiro. Realizou cursos com as universidades. Criou um programa chamado Roda de Leitura, com o objetivo de levar a leitura para as creches primárias de Juazeiro. O comando formou esse ano mais de 8.000 mil crianças pelo Proerd. Promoveu o Dia das Crianças através do grupo Carcará. E está realizando agora o Natal Sem Fome, e também o Natal Solidário com entrega de presentes para as crianças na orla de Juazeiro. Mais recente, na quinta-feira (20), o agrupamento realizou uma apresentação pelo segundo ano consecutivo do musical chamado Centelha, com a presença de corais do município, das escolas, com a orquestra da banda da Polícia Militar, e com o tenor sargento Lima, que também é um juazeirense.

 

Em novembro de 2018 houve uma reengenharia das áreas, das quatro unidades responsáveis pela segurança no município de Juazeiro, e uma delas ficou responsável só pela zona do interior. O objetivo é que exista um interlocutor para conversar com o povo do interior. Com essa organização o índice de criminalidade na zona rural vem diminuindo.

 

De acordo com o comandante Bispo, “nesse primeiro semestre 2019 o CPRN teve um acréscimo de efetivo em toda Região Norte, com efetivação de 300 novos policiais. Fizemos recentemente um curso de libras em parceria com a Univasf, ensinando ao policial a lidar com o deficiente auditivo. E esse projeto nosso está sendo adotado por toda corporação para que a partir de agora o curso de formação dos agentes tenha essa modalidade de conhecimento.” Destacou. 

 

“Essa visita ao jornal Diário da Região é uma forma sedimentar a parceria que a Polícia Militar tem com o jornal, desde o seu lançamento, ainda quando era o Jornal de Juazeiro. Temos que formalizar essa parceria, e mantê-la de forma colaborativa, como sempre aconteceu. Deixo registrado minha gratidão, e dizer que admiro o trabalho do veículo e sua resistência ao longo de quase 50 anos registrando os fatos da história de Juazeiro e Região do Vale. O jornal jáse consolidou como patrimônio cultural do município.” Concluiu o comandante Anselmo Bispo.

 

Na oportunidade, o diretor e fundador do jornal Dr. Paganini Nobre agradeceu pela visita do comandante ao jornal. “Nos sentimos agraciados pela visita do comandante Anselmo Bispo, e quero ressaltar o nosso orgulho em termos um filho dessa terra no comando da Segurança Pública de Juazeiro e região. E também dizer que sou amigo da Policia Militar, e esse título muito me honra. As portas do Diário estarão sempre abertas para receber os representantes da segurança pública da nossa região”, ressaltou.

 

Fonte: Diário da Região

 

 

 

 

 

 

O Diario OLD

2112121

Comente sobre a Materia

Create Account



Log In Your Account