1

Atleta juazeirense se consagra campeão dos campeões do fisiculturismo

Por: O Diario OLD
04/06/2019
204

Fisiculturismo ou culturismo é o desporto que se baseia no uso de exercícios de resistência progressiva para controlar e desenvolver os músculos do corpo, a melhor formação muscular. Um indivíduo que se engaja nesta atividade é referido como um fisiculturista. Sua disputa ocorre em apresentações coletivas ou individuais, de comparação e os critérios são: volume, simetria, proporção e definição muscular.

No culturismo, os atletas devem treinar para desenvolver todos os grupos musculares, a fim de obter o máximo volume muscular, mas de forma equilibrada e harmoniosa.

Não tendo “pontos fracos”, nem músculos subdesenvolvidos ou desproporcionalmente maiores. Aqueles que conseguirem demonstrar maior riqueza em detalhes musculares receberão as maiores pontuações nas competições.  Outra questão fundamental a ser avaliada é a linha, ou seja, a visão geral do físico, que deve ser construído de forma proporcional e simétrica. O nível de gordura corporal deve ser o mais baixo possível, assim como a percentagem de água subcutânea, para poder demonstrar toda a qualidade dos músculos: densidade, separação e definição muscular.

Estas qualidades são exibidas nas rondas de avaliação do físico, quando todos os atletas concorrentes executam as poses obrigatórias, durante as comparações, em grupos de 3 a 5 atletas, conforme orientação dos juízes.

Aos 25 anos de idade, o juazeirense Romário Xavier Gomes tem conseguido vários prêmios até mesmo a nível nacional levando o nome da cidade e da Academia Refea para vários campeonatos.

Recentemente Romário Xavier sagrou-se campeão dos campeões (Campeão Overall) no campeonato Bahia Hiper Show e ao falar à nossa reportagem ressaltou que o jovem que deseja alcançar sua meta em se tornar um fisiculturista profissional deverá antes de tudo ter disciplina nos exercícios, procurar um nutricionista para acompanhamento alimentar e frequentar uma academia com a qualidade da Refea que se preocupa em ter sempre um profissional de educação física como instrutor.

Ao ser perguntado sobre patrocinadores para os atletas nesta modalidade esportiva o campeão Romário Xavier destacou: “Infelizmente não há patrocínios de empresa nenhuma para que os mesmos possam participar do campeonato, a não ser o apoio incondicional da Academia Refea através de sua proprietária Rose Aguiar”.

Romário Xavier é bi-campeão baiano de sua categoria, 3º lugar no campeonato brasileiro e vice-campeão Mister Olímpia, e destacou que participar do último campeonato foi mais por insistência dos amigos e foi mostrando seu preparo físico. Romário Xavier disse que a questão da malhação já é uma coisa hereditária que vem desde o seu avô e hoje é um dos instrutores da Academia Refea.

Romário Xavier irá participar de um importante campeonato na cidade de São Paulo nos dias 3 e 4 de agosto e não tem ainda nenhum patrocinador, mas irá participar apenas com o apoio da academia onde trabalha.

O atleta declarou que treina mais de 2 horas diariamente e tem um controle especial de sua alimentação e procura sempre seguir os exemplos dos grandes fisiculturistas mundiais.

 

 

Fonte: Edvaldo Franciolli – Diário da Região

 

O Diario OLD

2112121

Comente sobre a Materia

Create Account



Log In Your Account