1

Parceria entre Sebrae, Rede Mulher Empreendedora e Google capacita mulheres em Juazeiro

Por: O Diario OLD
10/05/2019
204

Mulheres que buscam empreender, planejar seus negócios, se recolocar no mercado de trabalho e aumentar a renda familiar participaram das capacitações do programa Ela Pode, promovido em Juazeiro pelo Instituto Rede Mulher Empreendedora, com apoio do Google e do Sebrae. O encontro aconteceu nas últimas terça e quarta-feira, 7 e 8 de maio, no auditório da agência do Sebrae.

Durante 16 horas de imersão, foram abordados temas sobre negociação, finanças, liderança, comunicação, networking e ferramentas digitais. As capacitações são oferecidas gratuitamente para mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica, com o objetivo de diminuir a desigualdade no mercado de trabalho e incentivá-las também a criar suas próprias oportunidades, como a abertura de um empreendimento.

Foi o que aconteceu com Adriana Silva, de 42 anos, que precisava fazer algo em casa que gerasse renda para a família, ao mesmo tempo em que cuidava dos filhos. Ela resolveu apostar no talento como artesã e utilizava várias técnicas, mas, há dois anos, tem investido em cartonagem. As maletas personalizadas são o carro-chefe no ateliê e, agora, resolveu se capacitar, principalmente na área financeira.

“Busquei ajuda no Sebrae para profissionalizar o meu trabalho. A administração das finanças sempre foi um gargalo para mim. Sei que meu produto tem qualidade e é atrativo, mas sem saber administrar o dinheiro do negócio, não chego a lugar algum”, disse a empreendedora.

Assim como Adriana, a doceira Ronailde Amarante também participou das capacitações do Ela Pode. Depois de perder o emprego formal, a empreendedora decidiu apostar na área de doces e salgados, pois sempre demonstrou expertise no setor de alimentação. Então fez cursos de produção de bolos e doces e logo as encomendas foram aparecendo. Mas, com um tempo, Ronailde percebeu que precisava melhorar na área de vendas e finanças e conquistar mais clientes, mas não sabia por onde começar.

Ela recebeu da irmã o link para se inscrever no Ela Pode e foi participar, mesmo sem entender a proposta do programa. “Meu desejo de crescer era imenso e abracei a oportunidade. Fiquei maravilhada com o programa. Acrescentou como pessoa e profissional, me orientou a interligar meu trabalho na cozinha com as estratégias de vendas e fidelização do cliente”, revelou.

Para o gerente regional do Sebrae em Juazeiro, Carlos Cointeiro, a instituição abraçou a ideia do programa, pois a parceria vai fomentar ainda mais o empreendedorismo feminino na região. “Cada vez mais, as mulheres estão mostrando talento e determinação para os negócios e é papel do Sebrae estimular a disseminação de conhecimento e oportunizar novos caminhos no mercado para elas”, frisou.

Inscrições

Até 2020, o Ela Pode pretende capacitar 135 mil mulheres no Brasil e garantir independência financeira e poder de decisão sobre seus negócios e vidas. De acordo com a multiplicadora do Instituto Mulher Empreendedora, Qlianne Martins, em Juazeiro e região, a previsão é que todo mês seja oferecida uma nova turma do programa.

“O programa é voltado para mulheres que se permitam recomeçar, trocar experiência, sair da zona de conforto e mostrar seu empoderamento”, destacou.

As mulheres que se interessarem podem participar da nova turma que será ministrada em Juazeiro, nos dias 13 e 14 de maio. As inscrições gratuitas devem ser feitas no site http://www.elapode.com.br. Outras informações sobre o projeto podem ser obtidas na agência do Sebrae Juazeiro, que fica na Rua Coronel João Evangelista (Rua da 28), 22, Centro, ou pelo telefone (74) 3612 087.

 

Fonte: Agência Sebrae de Notícias Bahia

 

 

O Diario OLD

2112121

Comente sobre a Materia

Create Account



Log In Your Account