1

Atletas baianos de karatê cumprem agenda nacional e internacional

Por: O Diario OLD
11/04/2019
204

Após participarem da primeira etapa estadual do Bahia Open de Karatê, realizada no último final de semana, os caratecas Williames Souza Santos e Isaac Matos, representantes da seleção brasileira de karatê, preparam-se para novos desafios nacionais e internacionais. 

Com vários títulos conquistados ao longo de sua carreira, o atleta Williames disputa, inclusive, vaga para os Jogos Olímpicos Tóquio 2020. Desde 2011 integrando o Programa Estadual para Apoio à Prática do Esporte – Bolsa Esporte, o atleta compõe a seleção brasileira sênior pela categoria principal e há seis anos consecutivos lidera o ranking nacional pela categoria kata.

Além do benefício do Bolsa Esporte, o atleta tem o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia – Sudesb, autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, nas viagens que realiza para participar de competições. Williames já participou de diversos campeonatos nacionais e internacionais como Pan-Americano, Sul-Americano, Venice Cup, Championship, sendo o único representante da Bahia na seleção olímpica do Brasil em 2019, pela categoria kata individual masculino.

Confiante no seu potencial, o foco agora do carateca é o Sul-americano de Karatê, que ocorre entre os dias 22 e 27 de abril, na Bolívia. Para o atleta, a competição é muito importante, pois quebrou o jejum de 20 anos do Brasil. “Hoje sou o atual campeão sul-americano, título que consegui trazer para o Brasil no ano passado, após 20 anos. A meta agora é renovar esse título e trazer medalha para o país e para nosso estado”, completa.

Outro atleta destaque na competição e que também faz parte da seleção brasileira é o carateca Isaac Matos, que no dia 21 de abril embarca para Brasília, onde tentará uma vaga para representar o Brasil na Hungria, no Combate Games. Na sequência, também representará o país no Campeonato Su-Americano, na Bolívia.

Bahia Open – A competição baiana é considerada a primeira do ranking seletivo baiano e soma pontos para o nacional. Vinte e oito clubes de diversas cidades baianas participaram do primeiro circuito do campeonato estadual, que tem sua segunda etapa prevista para os dias 14 e 16 de junho, também no ginásio da AABB, em Salvador. 

Organizada pela Federação Baiana de Karatê – FBK juntamente com a Confederação Brasileira de Karatê – CBK, o evento conta com o apoio financeiro da Sudesb, com vistas de fortalecer ainda essa modalidade esportiva na Bahia. 

Para Antônio Carlos Negreiros, presidente da entidade, o apoio da Sudesb é muito importante para auxiliar as federações no desenvolvimento dos atletas filiados. “Os eventos esportivos e amadores se não tiverem o apoio da Sudesb, não prosperam, não ganham a sua devida importância. Isso vale para as federações, mas principalmente, para os atletas”, destaca Negreiros.

 

O Diario OLD

2112121

Comente sobre a Materia

Create Account



Log In Your Account