1

Projeto de combate ao trabalho infantil será desenvolvido em escolas do município

Por: O Diario OLD
10/04/2019
204

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes) levará para 13 escolas municipais, na sede e no interior, o projeto ‘AEPETI na Escola’ com o objetivo de combater o trabalho infantil, informando sobre os riscos para a saúde e consequências para o trabalhador precoce. O projeto faz parte do ‘Mais SUAS’ que percorrerá comunidades em toda cidade com ações da Assistência Social.

As escolas que farão parte do projeto foram selecionadas a partir dos índices indicadores de crianças e adolescente envolvidas em situações de trabalho infantil. Para trabalhar o tema, o projeto será desenvolvido em duas etapas que incluem a recepção dos alunos e professores com material informativo e a realização de oficinas com representantes dos alunos nas turmas de 6° ao 9º ano. Nas oficinas, os facilitadores trabalharão com material informativo, vídeos, jogos e dinâmicas de grupo.

“Após participarem das oficinas, os alunos receberão um botton indicando que agora eles são ‘agentes de enfrentamento do trabalho infantil’ tendo o compromisso de socializar as informações obtidas com os demais colegas de turma. A ideia é envolver toda a comunidade estudantil e levar, direta ou indiretamente, para o maior número de alunos, informações sobre as diversas formas de trabalho infantil e alertar sobre a importância do combate”, explica a coordenadora do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, Cida Vieira.

Segundo os organizadores, a proposta surgiu a partir da identificação de que mesmo estando matriculadas nas escolas, ainda são identificadas crianças e adolescentes, em situação de trabalho infantil. “Diante desse contexto vimos a necessidade de levar o diálogo preventivo para dentro das escolas, com o intuito de alertas profissionais, alunos e pais acerca dos perigos escondidos na ideia de que o trabalho infantil é inofensivo e vantajoso”, afirma a coordenadora.

O projeto faz parte das Ações Estratégicas de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI) desenvolvidas no município que incluem atividades territorializadas e intersetoriais ampliando o atendimento socioeducativo e familiar. A primeira escola a ser beneficiada será a Escola Municipal Santa Inês, no distrito de Maniçoba. As atividades terão início às 8h.

 

Fonte: Ascom/Sedes

 

O Diario OLD

2112121

Comente sobre a Materia

Create Account



Log In Your Account