1

Caminhada leva centenas de pessoas às principais ruas de Juazeiro

Por: O Diario OLD
11/03/2019
204

O Dia Internacional da Mulher, 8 de março, foi lembrado em Juazeiro com a tradicional Caminhada da Mulher que já está em sua 23ª edição e trouxe este ano o tema "Não vamos soltar as mãos". Centenas de pessoas foram às ruas comemorar a data e demonstrar a luta da mulher por direitos iguais. A ação realizada pelo município através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) teve o apoio do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher (CMDDM).

Este ano, a caminhada da mulher buscou utilizar o cenário político atual como pauta e trouxe para as ruas a luta pelo fortalecimento da garantia dos direitos da mulher e da igualdade de gênero. Para Bruna Barbosa, presidente da União Brasileira de Mulheres (UBM), é fundamental ir às ruas e demonstrar a força da mulher. "Este é um ato de resistência, pois enquanto tiram nossas vidas estamos lutando pelo direito aos nossos corpos, às nossas vidas e contra o machismo que tanto nos vitimiza. Hoje, passamos por um momento de perda de direitos e precisamos lutar para mantê-los", destacou.

Diversos movimentos sociais estiveram presentes na caminhada como a Unegro, a UJS, a UBM, além de representantes da DEAM, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e autoridades locais. Para a jovem Luiza Duarte, diretora-executiva da União da Juventude Socialista (UJS), o 8 de março é uma data histórica e simbólica para as mulheres. "Um dia para celebrar que estamos vivas e protagonizando a vida. É de extrema importância lutarmos assim, de forma organizada, pois conseguimos os resultados esperados", afirmou. A representante do CMDDM, Elisabeth Ribeiro, destacou a importância da luta por respeito. "Não queremos ser assediadas nem fisicamente, nem moralmente. Queremos ter o direito de vestirmos o que quisermos, trabalharmos onde quisermos, por que somos livres e só queremos respeito", ressaltou.

A secretária Cida Gama destacou a atuação da Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher no município e a importância de continuar fortalecendo a luta pelo cuidado com a mulher. "O município tem hoje uma rede fortalecida e um papel fundamental no combate à violência contra a mulher, uma das maiores lutas de hoje. Temos o CIAM, o CREAS, uma equipe comprometida com o cuidado com a mulher", disse falando ainda sobre a importância da realização de mais uma caminhada da mulher. "É um evento grandioso e o momento de agradecer pelo que já foi conquistado, além de fortalecer a luta para que mais avanços cheguem. Nossa luta é por igualdade de direitos, não queremos superar os homens, apenas andar lado a lado", completou.

As homenagens pelo Dia Internacional da Mulher continuam no município com o "Março Mulheres", durante todo o mês. Farão parte das ações desenvolvidas, rodas de conversa, torneio de futebol feminino, seminário de combate à violência e diversas palestras nos equipamentos públicos com CRAS, CIAM, CREAS e Casa do Bolsa Família.

 

Fonte: Ascom/Sedes

 

O Diario OLD

2112121

Comente sobre a Materia

Create Account



Log In Your Account