1

Audiência Pública na Câmara de Vereadores decide criar Comitê Gestor para Ilha do Rodeadouro

Por: O Diario OLD
05/12/2018
204

Com a presença de várias autoridades ligadas ao meio ambiente na região do São Francisco, aconteceu na noite da terça-feira (04), na Câmara Municipal de Vereadores de Juazeiro, a primeira audiência pública para discutir o povoado e a Ilha do Rodeadouro, onde foram colocados os problemas e as soluções para que, aquela região possa ser transformada num produto turístico consolidado.

A audiência Pública foi uma solicitação do Vereador Charles Leal (PDT) que, através de requerimento encaminhado na Casa Legislativa Prisco Viana foi aprovado no plenário.

A mesa foi formada pelo vereador Charles Leal, que presidiu a audiência Pública, Vilmar Ferreira,  chefe de Gabinete e representando o prefeito Paulo Bonfim, Sergio Fernandes,  secretário de Cultura, Turismo e Esportes, Celso Leal,  secretário de Serviço Público, Agenor do Amaral Souza Filho, secretário de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano, Elmo Aluisio Vieira do Nascimento, superintende da CODEVASF, Pedro Francisco Alves, presidente da Associação da Ilha do Rodeadouro, o engenheiro de Pesca Carlos Wanderley Leite Pinheiro, representante do IBAMA, Anselmo Vidal, coordenador do INEMA Juazeiro, e Carlos Cointeiro, coordeandor do SEBRAE Juazeiro, o artista plástico Ledo Ivo , o turismólogo Jomar Benvindo e presidente do Conselho Municipal de Turismo, o empresário Ubirajara Filho e  Edson Cabral, presidente do Instituto Múltiplo da Cidadania, o engenheiro agrônomo Ricardo Fonseca, diretor do Instituto Florescer, José Batista Casé Coelho presidente da associação dos Barqueiros da Ilha do Rodeadouro e Jucielide dos Santos Felix Silva, presidente da Associação de moradores do Povoado do Rodeadouro. O cerimonial foi feito pelo radialista Ramos Filho coadjuvado pelo turismólogo, mestre em planejamento estratégico Edvaldo Franciolli.

Durante a audiência falaram o verador Charles Leal PDT, Sergio Fermandes, secretário de Cultura, Turismo e Esportes; Elmo Aluisio Vieira, superintendente da CODEVASF; Vilmar Ferreira, representando o prefeito Paulo Bonfim, Pedro Francisco Alves, presidente da Associação da ilha do Rodeadouro,  e em seguida os representantes dos institutos ligados ao meio ambiente e o presidente do Conselho Municipal de Turismo.

No pronunciamento do vereador Charles Leal, o vereador destacou a importância da audiência pública para o turismo de Juazeiro destacando o povoado e a Ilha do Rodeadouro, citando, porém, outros atrativos que podem também ser transformados em produtos turísticos através do empenho de todos tanto dos órgãos públicos (municipal, estadual e federal) quanto da empresa privada e todos que fazem Juazeiro.

O Vereador Charles Leal proferiu perguntas às autoridades competentes na mesa e ficou satisfeito com todas as respostas, pois delas vieram as soluções dos problemas que atualmente afetam o povoado e a Ilha do Rodeadouro. O vereador propôs que fosse criado um Comitê Gestor para direcionar as providências solucionando os problemas citados, o que foi aceito por todos os presentes.

O público presente à audiência foi o público esperado formado por moradores do povoado e proprietários das barracas de bebidas e comidas da Ilha. Muitos foram os assuntos abordados, como o assoreamento do Rio São Francisco formando bancos de areia comprometendo a navegação e o transporte de turistas e usuários da Ilha, a falta de saneamento no povoado, a superlotação das barcas, a especulação imobiliária desenfreada sem nenhum ordenamento, o desmatamento no centro da Ilha com queimadas e construções indevidas, o recolhimento do lixo, banheiros públicos, falta de sinalização turística e outros.

Depois dos problemas apresentados as autoridades ligadas ao meio ambiente e os presidentes dos Institutos apresentaram várias soluções que, daqui para a frente serão colocadas pelo Comitê Gestor do Povoado e da Ilha do Rodeadouro buscarão recursos para que, o mais breve possível os problemas sejam selecionados.

De acordo com o presidente da Associação da Ilha, o senhor Pedro Francisco Alves, “ o mais importante e urgente é a dragagem da arei do leito do rio São Francisco, o saneamento do povoado e o ordenamento das barracas para que os visitantes voltem a frequentar a Ilha como faziam no passado”, destacou.

Um dos questionamentos feitos pelo barraqueiro Cleber Dantas foi sobre a colocação de água potável na Ilha o que levou o representante do prefeito Vilmar Ferreira a responder que levará o assunto em pauta ao diretor Joaquim Neto do SAAE.

Para finalizar a audiência, o vereador Charles Leal agradeceu a presença de todos e disse que começou ali uma nova história, um novo tempo para o povoado e Ilha do Rodeadouro.

 

 

Fonte: Ascom Vereador Charles Leal

 

 

 

O Diario OLD

2112121

Comente sobre a Materia

Create Account



Log In Your Account