1

Petrolina vai receber programação da 15ª Semana de Ciência e Tecnologia

Por: O Diario OLD
13/09/2018
204

De 16 a 19 de outubro, o Sesc Petrolina vai realizar em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, a 15ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Este ano, o evento traz como tema “Ciência para Redução das Desigualdades”, chamando atenção para o debate sobre a contribuição das Ciências Sociais e Humanas. Palestras, oficinas e exposições vão atender a comunidade e estudantes de escolas públicas e estaduais. As atividades vão acontecer no Teatro Dona Amélia, em salas de aulas e no ginásio da unidade. Os interessados em participar podem se inscrever gratuitamente através do site www.snct2018.sescpe.com.br.

 A abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia vai acontecer no dia 16 de outubro, às 14h, com a apresentação cultural “Brasil, Terra de Samba e da Alegria”, que será realizada pelos alunos da Escola Especial Domingo Sávio (Apae) Petrolina. Em seguida, Rafa Matos comandará a palestra “Reduzindo as Desigualdades, Plantando o Amor e Colhendo o Bem” no Teatro Dona Amélia. O público-alvo são estudantes do Ensino Fundamental e Médio. São oferecidas 300 vagas.

 Quatro encontros movimentam a grade no dia 17 de outubro: “Desigualdades Socioambientais no Âmbito do Semiárido Brasileiro”  e “Logística Reversa de Pilhas e Baterias Portáteis – Programa Papão de Pilhas”, no período da manhã, “Sustentabilidade x Desigualdade Social” e “Uso e Gerenciamento de Resíduos: Preservando nosso Planeta, Cuidando da nossa Casa”, à tarde.

 Já no dia 18 do próximo mês, as palestras vão abordar “Estratégias de combate às doenças tropicais negligenciadas: dengue, zika e chikungunya” com a bióloga da Universidade de Pernambuco (UPE), Luiza Garziera; e “Visão Espacial da Dinâmica do Processo de Desertificação por Meio das Geotecnologias”, ministrada pela engenheira cartográfica da Universidade Federal do Paraná, Tatiana Ayako Taura. À tarde terá “Preserve a Água, Preserve a Vida” com o mestre em Engenharia Agrícola da Universidade Federal do Ceará (UFC), Elder Manoel de Moura Rocha. Encerrando o ciclo, no dia 19 de outubro, é a vez da palestra “Explorando o Mundo da Biotecnologia”.

“O tema deste ano do evento é bem oportuno e permite ampliar as possibilidades de se combater a desigualdade por meio da popularização da ciência e tecnologia”, afirma a supervisora Pedagógica do Sesc Petrolina, Maria Elisangela de Souza Magalhães.  A unidade  é polo do evento desde 2012 e desenvolve a programação com apoio de parceiros e instituições da região.

Serão oferecidas 19 oficinas, cada uma com 20 vagas, entre elas: “Ciências dos Brinquedos” com o mestre em Ensino de Ciências, Marcos Antônio Pinto Ribeiro, e “Ecobag Sustentável” ministrada pela bióloga Katianne Fernanda de Souza Amorim, no dia 17 de outubro; “Artesanato com Materiais Reciclados”, com a professora de Química, Edjane de Souza Campos, “Aproveitamento Integral dos Alimentos”, pela nutricionista Carla Maria Bezerra de Menezes, no dia 18 do próximo mês.  Já o último dia da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, 19 de outubro, traz na grade a oficina de “Libras” com a pedagoga Maria do Socorro Araujo de Freitas; e a de “Meio Ambiente, Educação Ambiental e Sustentabilidade”, realizada pela bióloga Rosany Carvalho Lócio de Albuquerque.

Durante os quatros dias, o público poderá conferir 20 exposições desenvolvidas pelos parceiros do evento no Ginásio do Sesc como “Agricultura Familiar” com a Central da Caatinga; “Tecnologia em Saneamento Base para Igualdade Social” realizada pela Compesa e “Ciência Contra a Desigualdade”, feita pelo Espaço Ciência.

 

Fonte: Ascom

O Diario OLD

2112121

Comente sobre a Materia

Create Account



Log In Your Account