1

Conexão do amor: redes sociais ajudam avós a fortalecer relação com os netos

Por: O Diario OLD
26/07/2018
204

É na calmaria da cidade de Tapiramutá que mora a funcionária pública aposentada Edelvira Amaral. Mãe de 6 filhos, a idosa de 75 anos tem uma família grande, com 17 netos, 9 bisnetos e uma tataraneta. Separada dos familiares por uma distância de mais de 360 km, a idosa não irá passar o Dia dos Avós nesta quinta-feira 26, com os seus netos de Salvador. Porém, graças ao uso de redes sociais como o Whatsapp, “Dona Bibi” irá receber muito carinho da toda família.

Até agora, ela só é ativa no Whatsapp. Um dos filhos ensinou à ela. Mas o aplicativo sozinho já é suficiente para que as mensagens não parem de chegar. “Uso o “zap” todo dia para ver vídeos e conversar com a família e amigos. Já aprendi muita coisa pelo celular e quero continuar buscando. Acho que a tecnologia facilitou muito o contato, pois antes do aplicativo, eu não conversava na mesma frequência com o pessoal”, conta. No entanto, Dona Bibi tem uma única regra. “Quando as minhas novelas começam, eu não quero saber de ninguém me ligando ou mandando mensagem, fora isso, pode falar a vontade”, declarou aos risos.

acordo com uma pesquisa do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação, o número de pessoas com mais de 60 anos que usa a internet cresceu consideravelmente, passando de 8 para 19% entre os anos de 2012 e 2016. 

Usar o computador e o celular para se comunicar faz parte da rotina da secretária parlamentar Marlene Croda, de 65 anos. Todas as manhãs, ela se conecta ao Facebook e Instagram para poder falar com a família. É dessa forma que conversa diariamente com o filho Julio Croda, pesquisador da Fundação Fiocruz que mora no estado do Mato Grosso do Sul. Mesmo longe, as redes sociais ajudaram Marlene a estar presente em um dos momentos mais importantes da vida do filho.

“Através do Facebook, consegui assistir ao vivo uma palestra que meu filho estava dando em Amsterdã. Eu daqui de Salvador, e ele de lá, transmitindo. Foi uma grande emoção poder acompanhar em tempo real uma ocasião tão especial como essa. Isso é algo que há 40 anos, eu não poderia nem imaginar que fosse possível”. afirmou.

O Diario OLD

2112121

Comente sobre a Materia

Create Account



Log In Your Account